Diagnóstico
Acredita-se que a osteoartrite (artrose) possui um componente genético com história de incidência familiar. A doença se manifesta inicialmente com crises de dor lombar que costuma ser desencadeada com determinados movimentos ou esforços.
Exame Físico
Na fase inicial podem existir contraturas musculares associadas à limitação dos movimentos de flexão e extensão do tronco.
Em fase mais adiantada geralmente há alivio da dor em flexão e agravamento quando se tenta ficar ereto com a coluna em extensão.
Exames de Imagem
A realização do exame de Raio-x já pode mostrar a presença da artrose. O exame de escolha é a tomografia computadorizada, podendo ser realizada como alternativa o exame de Ressonância Magnética, principalmente quando queremos afastar a possibilidade de outras causas de dor lombar.
Tratamento
Uma vez feito o diagnóstico e afastadas outras causas de dor o tratamento medicamentoso com o uso de analgésicos, anti-inflamatorios e relaxantes musculares costuma aliviar as dores. Quando a dor é mais persistente ou mesmo em situação de dor já crônica deve ser associada à fisioterapia, com o que na maioria dos casos obtemos o alívio das dores.
Bloquei Facetário
Quando o tratamento medicamentoso-fisioterápico não traz o alívio, realizamos o Bloqueio Facetário que consiste na injeção de medicação anestésica com anti-inflamtório na articulação facetária.
Denervação Facetária
Quando o Bloqueio Facetário tem efeito temporário e as dores retornam, pode ser realizada a Denervação Facetária (remover a sensibilidade) do nervo que dá a sensibilidade à faceta articular com uso da radio-frequência.
Estes dois últimos procedimentos são realizados no bloco cirúrgico por duas razões:
- Se fazem os procedimentos com anestesia local, mas o anestesista injeta um sedativo na veia para aliviar a dor do procedimento e para que haja relaxamento;
- Os procedimentos são realizados com antissepsia (esterilização), como se fosse uma cirurgia utilizando uma agulha que é guiada por intensificador de imagens ou por tomografia.