Esportes podem ser grandes aliados da sua saúde, mas também são os grandes causadores de traumas e lesões
Alguns hábitos são essenciais na prática de esportes para evitar lesões da coluna vertebral Dentre as lesões mais características, destacam-se: instabilidades da coluna cervical; tetraparesia transitória; apofisite da coluna toracolombar; espondilólise traumática; e fraturas do arco vertebral.
Confira 5 dicas úteis para prevenir traumas e lesões:
1. Aquecimento
Um bom aquecimento ajuda a preparar o corpo, aumentando gradualmente a freqüência cardíaca, além de aumentar a mobilidade e manter os músculos quentes, soltos, flexíveis e prontos para a atividade.
2. Alongamento
Aumente a sua flexibilidade alongando antes do exercício. A flexibilidade reduzida deixa os músculos mais curtos e apertados, aumentando o risco de lesões.
3. Equipamento
Utilize equipamento de proteção: cada esporte tem seus riscos e é importante utilizar proteção adequada para proteger músculos, articulações e ossos dos impactos, evitando traumas, torções, rupturas e lesões. No futebol, por exemplo, utilize caneleiras, já na ciclismo, sempre coloque um capacete para proteger sua cabeça. Na dúvida, consulte um profissional para a recomendação da proteção ideal.
4. Descanso
Não exagere. Se você está cansado, faça uma pausa. O descanso pode torná-lo mais forte e evitar traumas e lesões por estresse.
5. Cuidados com a dor
Pare a atividade no momento que sentir qualquer tipo de dor. Ao sentir o desconforto a melhor opção é não continuar o exercício, evitando um trauma maior e até mesmo qualquer uma lesão mais grave.
Lembre-se:
Em caso de qualquer desconforto, sensibilidade ou dor ao praticar esportes, consulte um médico para avaliar a gravidade e realize exames para um diagnóstico mais preciso. É importante também sempre uma avaliação prévia de sua saúde antes de começar a participar qualquer atividade física.